Notícias » Seminário discute apicultura em Ortigueira

Publicado em 30/08/2011

Na última sexta-feira (26/08), foi realizado em Ortigueira (PR) o III Seminário de Apicultura de Ortigueira e Região, que contou com a participação de cerca de 150 pessoas. O Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, por meio da Eletrosul, foi um dos patrocinadores do evento, no qual foram discutidos temas como os resultados obtidos com a produção de mel na região e as ações a serem tomadas para fomentar a atividade.

O evento também possibilitou a integração entre os produtores, que fazem de Ortigueira um dos maiores produtores de mel do país. A coordenadora da Apomel (Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel), Ana Mozuski Kutz, apresentou o projeto da Unidade de Beneficiamento de Mel que será construída no município, juntamente com mais três unidades de extração nas localidades de Caetê, Lageado Bonito e Basílio. “Com as três unidades, poderemos exportar para a União Européia. É uma conquista muito importante, possível graças às parcerias e à qualidade do nosso mel, que já foi atestada por estudos”, ressaltou a coordenadora.

As características do mel produzido na região foi destacada pelo consultor do Sebrae Fabrício Bianchi. Ele afirmou tratar-se de um produto diferenciado, que é mais claro e apresenta variação no sabor, além de apresentar vários tipos com diferenças notáveis entre eles. “O tipo de florada daqui não existe em outros locais, por isso queremos valorizar esse mel”, comentou. A comprovação técnica veio por meio dos estudos realizados pela UFTPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), que apontou não haver contaminação expressiva no mel, o que o torna um produto diferenciado e que pode ser classificado como excelente.

Além de apoiar atividades como o Seminário, o Consórcio desenvolve uma série de outras ações para promover a apicultura da região, dentro do Programa de Proteção às Abelhas Melíferas e Nativas do Médio Tibagi – integrante do Projeto Básico Ambiental (PBA) da Usina Mauá e do qual fazem parte os subprogramas de Acompanhamento da Produtividade do Mel e de Abelhas Nativas.