Notícias » Instalado o segundo rotor de gerador na casa de força principal

Publicado em 08/04/2011

Foi realizada na tarde de ontem, dia 07, a descida do rotor do gerador no poço da segunda unidade geradora da casa de força principal da Usina Hidrelétrica Mauá. A função do equipamento é transformar a energia mecânica transmitida pelo eixo da turbina em energia elétrica. O rotor pesa 205 toneladas, tem 7,2 metros de diâmetro e 1,7 metro de altura e sua instalação só foi possível graças à operação precisa de uma ponte rolante com capacidade para 230 toneladas instalada no local.

A casa de força principal da Usina Mauá terá três grupos de turbinas e geradores que, somados às duas unidades geradoras da casa de força secundária, resultarão em potência instalada total de 361 megawatts. A previsão é de que o comissionamento das máquinas inicie ainda no primeiro semestre deste ano.

A hidrelétrica Mauá está sendo instalada na região do médio rio Tibagi, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira e deve absorver investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão. A concessão do empreendimento pertence ao Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, uma parceria entre a Copel (majoritária com 51% de participação) e a estatal federal Eletrosul.